quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A VERDADE (11)

Autor: J.C.Q. Mercer

Às vezes eu fico pensando...
Por que certas pessoas não podem saber a VERDADE? Por que nós não dizemos para essas pessoas a VERDADE nua e crua, doa a quem doer? Onde está o erro maior? Ou os dois procedimentos são totalmente errados? Ficarmos quietos diante de algumas perguntas que nos fazem é consentir com aquilo que essas pessoas querem saber no que diz respeito a uma afirmativa. Por exemplo: "Você deu carona para a vizinha?" Pergunta a mulher para o marido. Ele nada responde. Ela sabe que ele deu carona. Se disser que deu, ela vai brigar... Que situação embaraçosa! Então ele responde. "Não. Não dei carona para a vizinha." Se a esposa 'jogou verde para colher madura' por um tempo ele se deu bem na mentira ... mas dias depois, alguém contará a verdade. "Eu o vi dando carona para a vizinha." Está feita a desavença, intriga e conflito. Portanto, se a mulher tem ciúmes doentios e nada houve de errado em dar uma simples carona, onde está o erro, a culpa maior?
Não há dúvidas que os dois estão errados. Portanto amigo(a), diga a VERDADE sempre, prove que você está falando a VERDADE e Confie no Bom Pai Celestial, e Ele, somente Ele te livrará do mal e das perseguições de pessoas e das entidades malígnas. Se você falar a VERDADADE e alguém o prejudicar por isso ou até lhe matarem, não tenha medo, a outra VIDA é que é a Real e você VIVERÁ eternamente e muito feliz. Decida então: Ou você abraça a VERDADE E ELA TE LIBERTA ou você entra nessa ciranda do mal e as conseqüências serão vistas aqui nesta dimensão e na outra dimensão; coisa boa é que não poderá haver para quem nega a VERDADE e nega Àquele que disse: "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA E NINGUÉM VAI AO BOM DEUS E ÀS MANSÕES ETERNAS, A NÃO SER POR MIM."  AFIRMOU O SANTO FILHO.
No entanto se nada lhe perguntarem, se não o interrogarem, omitir não é mentir e muitas das vezes é acertado este pensamento: "VER, OUVIR E CALAR". Só porque você não nega a VERDADE, não é por isso que vai sair por aí dizendo tudo o que pensa ou o que não é da sua alçada. O Caminho, a Verdade e a Vida, também falou: "SEDE SIMPLES COMO AS POMBAS E PRUDENTES COMO AS SERPENTES." Lembrando bem este dito popular: "PRUDÊNCIA E CALDO DE GALINHA NUNCA FEZ MAL PARA NINGUÉM."
Mas se te perguntarem, fale a verdade, 'porque toda omissão é pecado', e se te ameaçarem, faça o quê um sábio pacifista nos orientou: "MATAR NUNCA. MORRER SE PRECISO FOR."

José Carlos Quarentei Mercer é do Centro de Letras do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário